top of page

Análise ULTRAPAR (UGPA3)

A Ultrapar é uma companhia multi-negócios com mais de 80 anos de história e configura como um dos 5 maiores grupos empresariais do Brasil. Foi a empresa escolhida para a edição de 2018 do Constellation Challenge, uma importante competição de avaliação de empresas na qual eu e meus colegas Luis Bastos e Ana Penteado fomos semifinalistas, e é a primeira empresa analisada do blog.

Análise Setorial

Ipiranga e Ultragaz – Setor de distribuição de combustíveis

Panorama geral e drivers de crescimento

O setor de distribuição de combustíveis (Downstream) faz parte da indústria de petróleo e gás no Brasil, que corresponde a 13% do PIB nacional. O país é o 7º maior consumidor mundial de derivados de petróleo e o 3 º maior de combustíveis de transporte. É um setor que apresenta elevada correlação com o PIB pelo fato de os derivados de petróleo serem a fonte de energia mais consumida no Brasil, principalmente por outros setores extremamente importantes como o de serviços (transporte de carga) e a indústria de modo geral.

Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e IBGE

O custo do crédito e a renda real estão intimamente relacionados ao aumento do número de veículos licenciados o que configura um importante driver de crescimento do setor. Por isso, o movimento mundial em prol do abandono do uso de combustíveis fósseis e a gradual elevação de carros elétricos são riscos, mas ainda mitigados pela falta de infraestrutura nacional que comporte uma frota majoritariamente elétrica.

Fonte: ANFAVEA e ANP

Por outro lado, as expectativas apontam para a manutenção da matriz de transportes majoritariamente rodoviária e para um aumento da demanda de combustíveis, principalmente de etanol. Já a distribuição de GLP, que ocorre pela Ultragaz, tem importantes mercados a serem explorados como o de motores, saunas, caldeiras industriais e aquecimento de piscinas, anteriormente proibidos.

Mapa da indústria e barreiras à entrada

A indústria de distribuição de combustíveis é consolidada e poucos players atuam de maneira relevante: A Petrobrás tem papel importante por ser a principal fornecedora de petróleo e derivados, enquanto o fornecimento de etanol é mais pulverizado. No lado das distribuidoras, é possível contar nos dedos as empresas com consideráveis participações de mercado.

Esse cenário deve-se às sólidas barreiras de entrada no setor:

1. Economia de escala: Primeiramente, ela se manifesta na aquisição do combustível, pois o fornecimento depende do fornecimento passado, o que beneficia as grandes empresas. Além disso, o crescimento no número de bases de distribuição influencia positivamente nos custos relacionado ao transporte.

2. Regulação: O setor é extremamente regulado desde a obtenção do combustível até a qualidade do produto nos postos de gasolina.

3. Capital Intensivo: É necessária uma infraestrutura complexa e sólida para a execução das atividades de distribuição de combustíveis (tanques de armazenamento, logística e estrutura de distribuição) o que torna caro adentrar e se consolidar no setor.

4. Marca: Em um país com histórico de informalidade e adulteração de combustíveis, a marca da distribuidora é um fator que dificulta a entrada e posterior ascensão de possíveis competidores.

Oxiteno – Setor Químico e Petroquímico, tensoativos e especialidades químicas

Existem três produtores diferentes nesse setor: Os de primeira geração têm o papel de craquear a nafta. No brasil, a Braskem é a única empresa que desempenha essa função. Os de segunda geração, onde a Oxiteno se inclui, produzem os petroquímicos a partir do eteno. O mercado nacional é extremamente concentrado dada a necessidade de capital intensivo. Por fim, os de terceira geração compram os petroquímicos intermediários e transformam-nos em produto final. Esses produtores são numerosos no Brasil. O óxido de eteno, produto da Oxiteno, é insumo necessário para diversas indústrias como: Cosméticos, embalagens, agroquímicos, detergentes, lubrificantes e tintas. Esse fato revela a importância do setor, além de o Brasil ser um dos maiores consumidores de produtos de limpeza doméstica no mundo.

Extrafarma – Setor de varejo farmacêutico

O envelhecimento populacional é uma realidade brasileira e cada vez mais os idosos despendem maior parte de suas rendas com serviços médicos e medicamentos. O setor é fragmentado entre grandes companhias e seu histórico demonstra resiliência.

Fonte: IBGE, Bain & Company

Ultracargo – Setor de armazenagem de granéis líquidos

Esse específico setor possui barreiras à entrada significativas, pois a localização vantajosa próxima às regiões portuárias é limitada. Além disso, a dinâmica de funcionamento dos portos está sujeita a diversos obstáculos regulatórios e a estrutura de armazenagem e logística exige elevado capital intensivo. O petróleo e seus derivados respondem, historicamente, por mais de 50% de toda a movimentação de granéis líquidos no país e as perspectivas são promissoras.

Análise das empresas

Postos Ipiranga

* 77% do EBITDA do grupo Ultra em 2017 * 8005 Postos revendedores * 74 bases de distribuição

Modelo de Negócios

Da fornecedora à distribuidora: O fornecimento do combustível pela Petrobras ocorre tanto por dutos e cabotagem como ferrovias e caminhões. Em média, a capacidade de tancagem das bases de distribuição da distribuidora permite até 10 dias de suprimento.

Da distribuidora ao revendedor: A relação entre esses dois agentes é extremamente regulamentada e pautada por contratos de longo prazo (5 a 10 anos). Estes garantem exclusividade de fornecimento, ou seja, o revendedor não pode comprar combustível de outra distribuidora. Além disso, garante uma galonagem mínima, isto é, mínimo que deve ser vendido no período do contrato, passível de multa caso não cumprido.

Vantagens Competitivas

Ipiranga X Raízen: Primeiramente, a Ipiranga é mais capilarizada no território nacional tanto em postos de gasolina quanto em bases de distribuição, o que permite ganhos de escala maiores. Além disso, a pesquisa de campo realizada pelo grupo revelou que os funcionários da Ipiranga recebem mais treinamento do que as demais distribuidoras.

Ipiranga X BR distribuidora: A Ipiranga está posicionada em setores mais rentáveis e isso está refletido em métricas de eficiência operacional em relação aos dois principais competidores:

Fonte: Ri BR, Cosan e Ultra

“Um posto completo esperando por você”

Lojas de conveniência/número de postos

O gráfico revela que existe muito espaço para crescimento. Além disso, as lojas de conveniência aumentam em torno de 20% a venda de combustíveis.

Fonte: Sindicom

Programa de Fidelidade: Permite o contato direto com o cliente. O Km de vantagens possui mais de 26 milhões de inscritos e 160 parceiros. Já a Petrobras Premmia, programa de fidelidade da BR distribuidora possui 11,4 milhões de inscritos e 86 parceiros.

A diferenciação de serviços em um mercado commoditizado é extremamente importante. A Ipiranga é a distribuidora com maior penetração de lojas de conveniência e com maior participação no seu programa de fidelidade em relação aos principais competidores.

As vantagens competitivas se refletem em um Market Share e ROIC estável e alto ao longo do tempo, em torno de 20%.

IPO da BR distribuidora é um risco?

Por ora, é possível afirmar que o IPO visa diminuir o endividamento da Petrobrás e melhorar a imagem da companhia depois dos escândalos com corrupção. Pedro Parente é um nome de respeito, porém mudanças como essa são paulatinas.

Ultragaz – participação de 11,2% no EBITDA em 2017

Modelo de negócios

1. Fornecimento pela Petrobrás chega a bases de engarrafamento 2. Transporte para as bases satélites 3. As bases satélites fazem a entrega para revendedores autônomos e lojas próprias

As vendas a granel são regulamentadas por contratos que variam de 2 a 5 anos. Garantem previsibilidade de vendas e exclusividade no fornecimento. Por outro lado, as vendas de envasado ocorrem pelo site, telefone e cada vez mais a empresa vem se mostrando preocupada em atender as demandas do mercado: Os pedidos também podem ser feitos pelo aplicativo Ultragaz Connect.

Destaques

* Ultrasystem representa preocupação com inovação e satisfação do pequeno e médio empreendedor. * A Ultragaz apresenta uma posição sólida em um setor no qual o crescimento inorgânico vem sendo barrado pelo CADE, como na recente tentativa de compra da Liquigás pelo grupo Ultra.

Oxiteno – Participação de 7,3% no EBITDA de 2017

A Oxiteno é a única produtora de óxido de eteno no Brasil. Sua capacidade de produção supera a demanda doméstica. Nos últimos anos, está apresentado uma transição no seu perfil de produção aumentando as especialidades químicas em detrimento das commodities, visando produtos com maior valor agregado. A Braskem, única fornecedora, tem sua produção quase saturada, o que dificulta a entrada de novos players. A empresa está exposta às flutuações do dólar, a dinâmica internacional é relevante:

A expansão internacional para o Texas revela a busca pela diminuição nos custos de produção.

Ultracargo – Participação de 3,1% no EBITDA de 2017

A Ultracargo está posicionada nos portos mais importantes do Brasil o que confere uma vantagem competitiva em um setor no qual a localização é decisiva. Um histórico de aquisições, fruto da dificuldade do crescimento orgânico, consolidou seu protagonismo nacional.

A empresa deve focar no armazenamento de combustíveis que é diretamente influenciado pelas importações. Não se espera que a Petrobrás invista na capacidade de refino o que vai elevar a quantidade demandada de combustível e impactar positivamente a empresa.

Extrafarma – Participação de 0,6% no EBITDA de 2017

Com sua posição já consolidada no Norte e Nordeste, a Extrafarma aposta agora em uma agressiva expansão para São Paulo com intenso processo de abertura de lojas.

Sinergias e Círculo de competência

“I’m no genius, but I’m smart in spots, and I stay around those spots.” – Thomas Watson, founder of IBM

Apesar de estar inserida em diversos mercados e de possuir diversas empresas, a Ultrapar opera fortemente com o conceito de sinergia. As sinergias explícitas, que dizem respeito aos sistemas de serviços integrados entre as empresas (geração de valor cruzado), se manifestam na presença de lojas Extrafarma nos postos Ipiranga e nos pontos Ultragaz.

As sinergias implícitas se referem ao fato de que, em todos os negócios (com exceção da Oxiteno), a Ultrapar trabalha com expertises e competências semelhantes, o que permite que a empresa domine os mecanismos operacionais e atue com eficiência. Além disso, a empresa atua em diferentes posições dentro da mesma cadeia - cadeia de petróleo e gás - o que lhe permite conhecer o setor profundamente.

Governança Corporativa

“Remember that reputation and integrity are your most valuable assets (...)” – Charlie Munger

bottom of page