top of page

Estratégias com opções - Credit Spreads

Como visto num texto anterior, há diversas possibilidades de investimentos com opções. Nesse post, a análise será feita na estratégia de credit spread. Um credit spread nada mais é do que a compra e a venda de um mesmo tipo de opção, com datas de expiração iguais, porém preços de strike diferentes. Por praticidade, o caso em questão será com opções de venda (put), porém a dinâmica é a mesma para calls (com funções diferentes, é claro).


O primeiro passo para a estratégia em questão (put credit spread) se baseia na expectativa de que o preço do ativo não sofrerá mudanças drásticas (caso seja essa a expectativa, a estratégia deve ser outra - veremos no próximo texto). Dessa maneira, o investidor deve vender um put (opção de venda) em um strike price com a expectativa de que o contrato não seja exercido. Caso o preço do ativo esteja abaixo do strike price na data de expiração, o investidor sofrerá uma perda possivelmente significativa. Porém, se o preço do ativo estiver acima do strike price, o contrato não será exercido e o investidor terá o lucro pela comissão paga pela contraparte para o direito de possuir o contrato. Para limitar o risco caso o preço caia abaixo do strike price do put vendido, o investidor compra um put com um strike price menor. Assumindo que o put vendido está mais próximo do preço atual do que o put comprado, o put comprado terá um preço menor do que a comissão recebida pelo primeiro contrato. Assim, garantindo lucro ao investidor caso o ativo se mantenha acima do nível do put vendido, e limitando as perdas (vide imagem abaixo).




Se o ativo (nesse caso o índice S&P 500) se mantiver acima do put vendido, o lucro será a diferença entre a comissão pela venda desse put e a compra do put com strike price menor. Caso o preço caia abaixo do nível do put vendido, o prejuízo máximo possível será a diferença entre os dois puts, já que o investidor começa a realizar lucro no put comprado a partir do momento em que o ativo encontra-se abaixo de seu strike. Dessa maneira, o gráfico de payout tem essa estrutura:





O put credit spread é uma estratégia interessante em cenários de baixa volatilidade, e pode garantir lucros ao investidor tanto em cenários de aumento do preço do ativo quanto em cenários em que o preço não sofre grandes mudanças. No próximo texto sobre opções, o foco será em estratégias para ativos com alta volatilidade.



bottom of page