top of page

Private Investment in Public Equities (PIPE)

Pode ser muito desafiador para algumas empresas pequenas e médias levantar capital uma vez que não possuem a mesma exposição ao mercado de capitais em relação aos maiores players. O pouco contato com investidores institucionais, o baixo fluxo de transações da ação e a baixa cobertura de analistas são problemas recorrentes encontrados por muitas companhias. O PIPE, investimento privado em ação pública tornou-se uma técnica de financiamento para essas empresas. Muitas vezes, as empresas são induzidas a buscar investimentos como PIPE quando o mercado de capitais não está proporcionado as formas tradicionais de financiamento.


Em um investimento de PIPE, uma firma de Private Equity, normalmente, adquiri as ações da empresa na qual fará um investimento com um desconto em relação ao preço de mercado com o propósito de levantar capital. Em um acordo padrão, os investidores compram o papel abaixo do preço de mercado como forma de proteção a possíveis quedas do ativo. Um PIPE tradicional é aquele em que ações preferenciais ou ordinárias são compradas para levantar capital à investida, enquanto um PIPE estruturado é realizado a partir da aquisição de ações conversíveis.


Grandes quantidades de ações são vendidas a investidores experientes de longo prazo, garantindo que a empresa obtenha o financiamento necessário. As transações são tratadas com mais eficiência, com menos requisitos administrativos do que as ofertas secundárias (Follow-on).


No entanto, os investidores podem vender suas ações em um curto espaço de tempo, reduzindo o preço de mercado do papel. Se o preço de mercado cair abaixo de um limite definido, a empresa pode ter uma ação adicional a um preço significativamente reduzido. Isso dilui o valor dos investimentos dos acionistas. Os vendedores a descoberto podem tirar proveito de suas ações e reduzir o preço das ações, resultando em investidores PIPE com participação majoritária da empresa. Esta situação pode ser evitada definindo-se o preço mínimo da ação abaixo do qual nenhuma ação compensatória é emitida.


Em suma, esse tipo de investimento se consolida quando investidores privados compram participações consideradas em companhias listadas na bolsa de valores. Ocorre, normalmente, quando a empresa está procurando por novas formas de financiamento. Os elementos da avaliação de companhias abertas se mantêm: diligência, busca de margem de segurança e percepções de valor que não estão sendo refletidas no preço da ação.


A firma de Private Equity pode ajudar a investida a se desenvolver em diversas frentes reiterando a tese de investimento inicial como acontece em investimentos tradicionais de Private Equity. Mais do que nunca, o alinhamento entre o fundo e os acionistas é extremamente importante para o andamento da tese.



Clique texto 1 e texto 2 para ler mais sobre o assunto.



onths or longer, as with a secondary stock offering.

bottom of page